Prática Pedagógica IV

Caracterização do Grupo

       O grupo de crianças é constituído por 25 elementos, sendo que 10 são do género feminino e 15 do género masculino.
       As crianças têm idades compreendidas entre os 5 e os 7 anos de idade.
       Todas as crianças do grupo frequentaram anteriormente esta ou outra Instituição. As crianças passam na Instituição a maior parte do dia, ou seja, mais ou menos 9 horas por dia.
       O grupo é constituído na sua maioria por crianças de classe Média/Baixa. São famílias que por vezes lutam contra certas dificuldades mas que se esforçam para que as crianças tenham preenchidas todas as suas necessidades mais básicas. Apenas uma família destaca-se claramente, devido ao facto de ser muito numerosa, ou seja 8 elementos, o pai é alcoólico crónico e a criança a frequentar esta sala recebe apoio especial, nomeadamente, terapia da fala. No passado esteve temporariamente ao cuidado de uma Instituição de carácter social.
       A maioria das crianças moram em apartamentos e todas elas têm casa de banho, água e luz. Apenas 3 famílias não possuem computador nem internet na sua residência.
       Relativamente à participação da família na Educação Pré-Escolar, nota-se por parte dos pais uma certa preocupação em estar presente na educação dos filhos, contribuindo com o que podem, nomeadamente material escolar.
       No que diz respeito à higiene, as crianças usam no seu dia-a-dia roupas práticas e limpas e em bom estado de conservação. Em relação à higiene pessoal há apenas uma pequena minora que podemos verificar que não toma banho diariamente. De referir um caso de higiene oral muito problemático (no entanto está a ser devidamente acompanhado).
       Ao longo da nossa prática tentámos ir sempre que possível ao encontro das necessidades e interesses do grupo, dando-lhes a conhecer novas e diferentes realidades nomeadamente na área do Conhecimento do Mundo, ou seja, “(…) proporcionar aprendizagens pertinentes com significado para as crianças que podem não estar obrigatoriamente relacionadas com a experiência imediata(…)”, mas “(…) que desperta a curiosidade e o desejo de aprender.” (Ministério da Educação, 1997, p. 27).

Referência

Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação – DEB – Núcleo de Educação Pré-escolar.


Caracterização da Sala

       Na sala das estrelinhas o espaço encontra-se organizado por áreas de actividades, sendo que na organização do espaço e dos materiais o importante não é só a função mas também a finalidade dos mesmos. Todo este espaço é harmonioso e o mesmo possibilita às crianças um contacto fácil com os materiais, uma vez que estes encontram-se acessíveis a todas as crianças, possibilitando-lhes assim escolher e decidir o que querem explorar ou fazer de forma independente, e como consequência de tudo isto escolhem o que querem aprender.
       A sala está disposta de maneira a que o grupo desenvolva a sua autonomia como também responsabilidade pelo material, é de referir que quando as crianças querem brincar nos cantinhos, têm que fazer elas próprias um registo, assinando uma folha reservada a cada cantinho, de forma a responsabilizá-los pelos materiais e objectos.